Admin

ATARGS

Promoção: Dia do Técnico Agrícola - Conheça as frases vencedoras!

FENATA



Conheça as frases vencedoras do Vinho do Técnico Agrícola:



A agricultura de amanhã depende dos Técnicos Agrícolas de hoje.

Téc. Agr. AROLDO DE SOUZA XAVIER 
MANAUS/AM



Técnico Agrícola: Plantando Sementes e Colhendo Sonhos. A Profissão que Alimenta.

Téc. Agr. ALBERTO E. DANTAS PACHECO 
NOVO AIRÃO/AM



Técnico Agrícola, o profissional que faz acontecer.

Téc. Agr. ODERMAN OLIVEIRA LIMA 
ITAPETINGA/BA



Com perseverança, o Técnico Agrícola é o intermediário que transforma a vida no campo.

Téc. Agr. MÁRCIA LIMA PINHEIRO
BOA VISTA/RR



O suporte ao agricultor, com a missão de alimentar a nação. Parabéns Técnico Agrícola pela nobre profissão!

Téc. Agr. NATHAN GABRIEL FORMAGI 
IBIRAMA/SC



Minha profissão é Técnico Agrícola e sou muito feliz. Seja como chefe ou aprendiz.

Téc. Agr. DOUGLAS DIAS 
SÃO LUIZ GONZAGA/RS



Ser Técnico Agrícola é uma dádiva divina! É deixar-se ser conduzido pelas mãos de Deus em suas terras divinas.

Téc. Agr. ANDRE DE SOUZA ALVES
AVARÉ/SP



Ser Técnico Agrícola, não é apenas ter um diploma na mão. Mas sim ter seriedade, comprometimento, amor, paixão, e acima de tudo respeito pela profissão que exerce! Orgulho em ser Técnico Agrícola e estar ao lado do homem do campo!

Téc. Agr. ANDERSON GUILHERME AULER 
DIONÍSIO CERQUEIRA/SC



Técnicos Agrícolas, semeando tecnologia e colhendo mais vida no campo.

Téc. Agr. CICERO JOAQUIM DA SILVA 
BREJO SANTO/CE



Parabéns aos Técnicos Agrícolas que com assistência técnica e pesquisa contribuem com o desenvolvimento da agropecuária brasileira.

Téc. Agr. PEDRO THIAGO P. DOS SANTOS
SOBRADINHO/DF



Deus fez a terra, e tudo que nela há. Fez o Técnico Agrícola pra tudo multiplicar. Animais, peixes e plantas para ao mundo nunca faltar.

Téc. Agr. MARCOS MARTINS DOS SANTOS
VILA VELHA/ES



Parabéns, Técnicos Agrícolas!

Notícias da FENATA

Conselho Próprio dos Técnicos Agrícolas

  Com a aprovação pelo Senado e depois sancionada pelo Presidente da República, o Projeto de Lei criando o Conselho Federal e Regionais dos Técnicos Agrícolas, as dúvidas e os questionamentos dos técnicos agrícolas têm aumentado muito e a FENATA não tem estrutura para atender tantas demandas que ocorreram nos últimos 60 dias. Por esta razão, estamos preparando perguntas e respostas que serão divulgadas com a finalidade de orientar e esclarecer os técnicos agrícolas.   Por que um Conselho Próprio para os Técnicos Agrícolas?  O desconforto dos Técnicos Agrícolas com os CREAs e o CONFEA é um fato histórico. As decisões aprovadas nos Plenários e nas Câmaras de Agronomia desses órgãos de fiscalização tem se caracterizado por serem injustas, parciais e autoritárias. Os CREAs sempre ignoraram os técnicos agrícolas em suas decisões, impondo-lhes restrições cada vez maiores, com o único objetivo de dificultar o exercício profissional. Desde 1968, quando foi aprovada a lei que definiu o exercício da profissão – Lei nº 5.524/68 – Os técnicos agrícolas têm encontrado muitas dificuldades no seu relacionamento com os órgãos de fiscalização.  Durante o período de luta pela regulamentação da profissão (conseguida através do Decreto nº 90.922), o CONFEA e os CREAs se utilizaram das estruturas e dos recursos financeiros arrecadados por todos seus integrantes, inclusive dos próprios técnicos agrícolas, para combater as nossas principais reivindicações, principalmente no que diz respeito ao exercício de nossas atribuições profissionais.  A maioria dos direitos conquistados na Legislação tem sido sistematicamente negada pelo CONFEA e pelos CREAs, o que tem obrigado as entidades dos técnicos agrícolas (associações, sindicatos e FENATA) a recorrer ao Poder Judiciário para garantir o respeito ao seu cumprimento. As dificuldades da profissão com os dirigentes dos órgãos de fiscalização profissional foi aos poucos alimentando a vontade unanime entre técnicos agrícolas de buscar sua desvinculação dos CREAs e do CONFEA, criando um CONSELHO PRÓPRIO, a exemplo da maioria de outras profissões.  A FENATA seus Sindicatos e Associações estão nesta luta pela criação do Conselho Próprio dos Técnicos Agrícolas há mais de 30 anos. Finalmente, 2018, conquistamos a tão sonhada “carta de alforria” com a aprovação pelo Senado, separando os conselhos (agrícola e industrial) e, desta forma, a sanção de nosso Conselho Próprio, pelo presidente da República.    "Técnicos Agrícolas como protagonistas de seu Conselho Próprio"

Entrevista: Hélio Dias de Souza - Técnico Agrícola na Presidência da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Rondônia

Um dos estados em que o agro mais cresce no país tem um Técnico Agrícola à frente de sua principal representação do setor produtivo agropecuário. Hélio Dias de Souza, Técnico Agrícola formado no município de Aquidauana (MS) em 1981 e produtor rural, é o atual presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Rondônia (FAPERON). Ele também preside o Conselho Deliberativo do SENAR/RO e é membro efetivo do Conselho Fiscal da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA-Brasil).