Admin

ATARGS

IV Fórum Gaúcho de Técnicos Agrícolas (2006)

Realizados nos dias 30 de junho e 1º e 2 de julho, no pavilhão de eventos da FENAVINHO em Bento Gonçalves, reuniu mais de 500 pessoas entre participantes, convidados e visitantes.

Eventos Simultâneos:

- 65 Anos da ATARGS (1941-2006)
- XIX Encontro Nacional de Técnicos Agrícolas

Promoção: 
- Associação dos Técnicos Agrícolas do Rio Grande do Sul - ATARGS
- Federação Nacional dos Técnicos Agrícolas - FENATA


Apoio:
- Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves
- Banco do Estado do Rio Grande do Sul - Banrisul
- Confederação Nacional dos Municipios - CNM
- Banco Sicredi SA.
- Casas Valduga
- Associação dos Fumicultores do Brasil - AFUBRA
- Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul - BRDE
- Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do RS

 


O ENCONTRO

Realizados nos dias 30 de junho e 1º e 2 de julho, no pavilhão de eventos da FENAVINHO em Bento Gonçalves, reuniu mais de 500 pessoas entre participantes, convidados e visitantes.

Sobraram elogios às Comissões Organizadoras, local e nacional, que conseguiram dosar adequadamente as atividades de trabalho com momentos de confraternização e lazer.

Foi um final de semana com programação intensa, pois na noite do dia 29, marcando as comemorações dos 65 anos de existência da ATARGS e do movimento nacional dos técnicos agrícolas, foi inaugurado o MEMORIAL DO TÉCNICO. Veja as fotos:

 

AUTORIDADES PRESTIGIAM OS EVENTOS:

Antonio Holfeld, Vice-Governador do Estado
Alcindo Gabrieli, Prefeito de Bento Gonçalves
Pedro Simon, Senador da Republica
Prefeito de Carlos Barbosa
Secretário do Turismo de Bento Gonçalves
Vilson Covatti, Deputado Estadual
Hugo Mathias Biehl, ex- Depurado Federal
Paulo Ziulkoski, Presidente da CNM
Alberto Oliveira, ex-chefe da casa civil do governo do estado.
João de Deus Coelho Correia,..Representante do CONFEA
Fernando Schiller, cientista político
Valmor Tomelero, Prefeito de Erebango-RS
Pedro Silva Costa Filho, ex Deputado Estadual SE
Prefeito de Tomar do Geru – Sergipe
Elbio Trevisan, prefeito de Cesário Lange, SP
Eng Luiz Alcides Capoani, Presidente do IBAPE

 

ENTIDADES NACIONAIS PRESENTES NOS EVENTOS

1.Raimundo Gomes do Nascimento, Presidente do SINTAPA - PARÁ
2.José Neviton Santos Mello, Presidente do SINTAESE-SERGIPE
3.Humberto Pereira da Silva, Presidente do SINTARJ - Rio de Janeiro
4.Giovani Marcos Bertol, Presidente do SINTAMAT - Mato Grosso
5.Osvaldelino Escobar, Presidente do SINTAMS - Mato Grosso do Sul
6.Gustavo José Barbosa, Presidente do SINTARN - Rio Grande do Norte
7.Néri Flávio Dias, Presidente do SINTAGRI - Santa Catarina
8.Antonio Tiago, Presidente da ATASC - Santa Catarina
9.Gilmar Zachi Clavisso, Presidente do SINTEA-PR Paraná
10.Alberto Matheus Pires , Presidente do SINTADF- Distrito Federal
11. Antonio Carlos Balbino, Presidente do SINTAES Espírito Santo
12 Carlos Genis,.Presidente da ATAES Espírito Santo
13. Sergio Favero, Presidente da ATARGS-Rio Grande do Sul
14. Basílio Rogério Junior, Presidente da ATAEMA - Maranhão e Vice Presidente do SINTAEMA
15. Márcio Braga de Resende, Vice-Presidente da ATAGO - Goiás
16. Nevio Cichelero Spádoa, .Vice-Presidente do SINTAEPE - Pernambuco
17.Verlucia Marques Carvalho e Ana Cláudia Ferreira, representantes do. SINTARON - Rondonia

 

COMITIVAS:

- Representantes do Grupo Ourofino, acompanhando o Vice-Presidente do Grupo Téc.Agr. Jardel Massari
- Representantes da empresa ARACRUZ, acompanhando o Diretor Renato Rostirolla

 

HOMENAGENS DA ATARGS E DA FENATA:

ATARGS
Téc.Agr. Pedro Pittol
Téc.Agr. Sadi Pereira 
Téc.Agr. Gilberto Aiolfi

 

FENATA
Téc.Agr. Paulo Ziulkoski - Presidente da Confederação Nacional de Municípios
Téc.Agr. Jardel Massari.- Vice-Presidente do Grupo OUROFINO.

 

HOMENAGEM ESPECIAL

Os técnicos agrícolas, fizeram uma homenagem especial ao Presidente da FENATA, técnico agrícola Mário Limberger e a sua esposa MIRIAM ELIANE LIMBERGER, destacando o trabalho e despreendimento de ambos, em prol do movimento nacional dos técnicos agrícolas. 



CONFRATERNIZAÇÃO - FESTA DOS 65 ANOS DA ATARGS

Na noite do dia 1 de julho, em jantar dançante, foram comemorados os 65 anos de fundação da atargs e do movimento nacional dos técnicos agrícolas. O ponto alto das comemorações foi a degustação de um bolo 50 quilos, decorado com o logotipo da ATARGS.


AGRADECIMENTOS

A FENATA e ATARGS, registram agradecimentos especiais ao Prefeito Alcindo Gabrieli, pela atenção que dispensou aos técnicos agrícolas e pela calorosa recepção.

Notícias da FENATA

Tribunal Federal confirma atribuição dos Técnicos Agricolas

  Decisão da Justiça reforça direito dos técnicos agrícolas. A tese sempre defendida pela FENATA, quanto ao direito dos técnicos agrícolas de prescreverem produtos agrotóxicos e de se responsabilizarem por empresas agroquímicas, foi reforçada por recente decisão da 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1). O despacho foi em resposta à ação apresentada pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Pará (CREA/PA), que pretendia impedir os técnicos agrícolas do pleno exercício da sua profissão. Em julgamento realizado no último dia 13/07/2020 e publicado em 14/08/2020, o relator do caso, desembargador federal Carlos Moreira Alves, destacou que a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ) é no sentido de que os técnicos agrícolas têm habilitação legal para expedirem receituário agronômico, inclusive de produtos agrotóxicos, bem como de se responsabilizarem por empresas agroquímicas, sem a necessidade de supervisão de engenheiro agrônomo ou florestal. A ação foi apresentada pela FENATA e sua filiada Sindicato dos Técnicos Agrícolas do Estado do Pará (SINTAG-PA), contrária à medida adotada pelo CREA/PA. A resolução beneficia os técnicos agrícolas do Pará, devidamente registrados e regulares no novo Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas (CFTA), autarquia federal criada para registrar e fiscalizar os profissionais e as empresas e que assumiu integralmente as atividades, em relação aos técnicos agrícolas, antes desenvolvidas pelo CREA.Confira a íntegra da Decisão Judicial:  

35 anos - Decreto 90.922/85

Do campo às responsabilidades técnicas em grandes empresas, milhares de técnicos agrícolas comemoram os avanços na profissão No mês de comemoração dos 35 anos do Decreto 90.922/85, que regulamenta a Lei 5.524/68 e assegura o exercício da profissão do técnico agrícola no Brasil, lembra-se de tantas outras vitórias. A mais recente, a de emancipação dos profissionais com a conquista do Conselho próprio – o Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas (CFTA). Pioneiro pelo reconhecimento da profissão e de suas competências técnicas, o técnico agrícola e presidente do CFTA, Mario Limberger, agradece a todos os representantes que congregam os quadros sociais envolvidos na construção da história e de defesa dos interesses da categoria. “O resultado vitorioso é de todos. Alcançamos tantas vitórias ao longo do tempo porque sempre respeitamos e lutamos pelas reinvindicações e posicionamentos da base”, celebra Limberger.   Foto histórica: Última audiência com o Presidente da República, João Figueiredo, que confirmou que a regulamentaçãoda profissão de Técnico Agrícola seria decretada em seu mandato, que terminou em 15 de março de 1986.     A luta pela regulamentação da profissão durou décadas, e ainda nos anos 70, formou-se o movimento associativo e a realização de diversos encontros por todas regiões do país com o objetivo de fortalecer a batalha que apenas iniciava. Dentre as reivindicações da categoria, estavam: condições de trabalho, melhores salários, acordos coletivos. Os desafios foram constantes. A partir da consolidação do movimento, as lideranças buscaram respaldo, organizando sindicatos em todo o território nacional.  Historicamente, os técnicos agrícolas fazem parte no desenvolvimento do setor Agropecuário no Brasil. O vice-presidente do CFTA, Claudionei Simon, destaca que o decreto chegou em momento oportuno para valoriza-los. “Os profissionais, que são o diferencial na agropecuária, possuem habilidades que os torna imprescindível, na qual se evidencia na prática”, exalta. Há três anos, empreendendo em empresa de Consultoria Ambiental e Tributária de Imóveis Rurais, o presidente da Associação dos Técnicos Agrícolas do Estado de São Paulo (ATAESP), Valdecir Vasconcelos, formado há 26 anos, passou por diversas áreas do ramo agrícola e chama a atenção dos colegas para que conheçam os seus direitos. “O decreto veio para revolucionar a profissão. Muitos achavam que o técnico servia apenas para trabalhar no campo e carregar maleta de agrônomo. Podemos muito mais, emitir receituário, laudas técnicas, sermos responsáveis técnicos, ministrar cursos”, finaliza, parabenizando a mobilização de todos e da FENATA pelas articulações e conquista do CFTA. O diretor de fiscalização e normas, José Paulo dos Santos Silva, enaltece o período como marca do período de lutas e vitórias consolidando o trabalho da de todas as entidades filiadas.  “O momento regulador do exercício profissional do Técnico Agrícola, em suas diversas Modalidades, trouxe luz a um período de trevas imposto pelas câmaras técnica de agronomia, que insistentemente cassa as nossas atribuições”, afirma José Paulo. Para o diretor administrativo do CFTA, Gilmar Clavisso, lembra a travessia foi muito difícil, mas firmou um marco importante, promovendo o avanço no mercado de trabalho, passando de assistente para responsável técnico. “Foi algo extraordinário. Depois de um década, finalmente fomos habilitados, conseguindo assinar como responsáveis técnicos em empresas e consultorias, topografias e projetos agrícolas. Dignificou a profissão”, comemora.  O diretor financeiro do CFTA, Silvio Santos, recém formado em 1985, quando participou de um evento no centro da Capital Paulista, dando os primeiros passos no movimento sindical e associativo dos profissionais, acompanhando as três décadas de vitórias. Silvio lembra o decreto como o marco nas conquistas da classe, culminando na criação do CFTA. “Tivemos inúmeras vitórias na defesa do nosso exercício profissional graças a persistência do nosso líder, Mário Limberger frente a FENATA”, celebra.