Admin

ATARGS

XIV Encontro Estadual de Técnicos Agrícolas do RS (2018)

publico atargs


Nos dias 29 de junho a 1º de julho de 2018, a ATARGS promoveu na cidade gaúcha de Canela o XIV Encontro Estadual de Técnicos Agrícolas do Rio Grande do Sul com a participação das principais lideranças da categoria no Estado e acompanhados de suas esposas. 

As discussões do Encontro se concentraram na conquista do Conselho próprio dos Técnicos Agrícolas, os processos de eleição no Conselho Federal e nos Regionais e sua consequente implantação do Conselho propriamente dito. Foram definidas estratégias para auxiliar no encaminhamento para que os Técnicos Agrícolas tenham ao longo do processo um Conselho realmente diferente, que era o slogan protagonizado pela FENATA e suas entidades filiadas.

Durante o evento, as lideranças da ATARGS comemoraram efusivamente a grande conquista da FENATA, em separar do projeto original os Técnicos Agrícolas e criar o Conselho próprio da categoria, que foi reivindicado e trabalhado por mais de 30 anos.  

 

 

CONSELHO DELIBERATIVO

Tomou posse o Conselho Deliberativo da ATARGS, formada pelas principais lideranças regionais no Estado.

conselho atargs

 

 

PALESTRA SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS DRONES NA AGROPECUÁRIA

A empresa gaúcha AllComp realizou palestra durante o XIV Encontro Estadual

drones atargs

 

 

TAXAS E MULTAS

O jurídico da ATARGS formado pelos advogados André Fronza e Márcio Mocelin apresentaram aos participantes a exigência do IBAMA em cobrar a taxa ambiental e as multas aplicadas pelos órgãos de fiscalização do Estado, que são considerados nulas e merecem ser contestadas no judiciário.

juridico atargs

 

 

DEPÓSITO DE AGROQUÍMICOS

No segundo dia de evento, o Sr. Juarez Neme da Costa palestrou sobre a Legalização dos depósitos de agroquímicos de acordo com a nova Portaria No 04 de 19 de março de 2018, que altera o critério de distanciamento.

 

 

PARTICIPAÇÃO

 

mulheres atargs

Como é de costume nos eventos realizados pela ATARGS, a participação das esposas e famílias dos
técnicos agrícolas é fundamental e trás um sentimento de ainda mais união para a "Família dos Técnicos Agrícolas". 

 

grupo atargs

Participantes posando para foto em frente ao Hotel onde foi realizado
o XIV Encontro Estadual, enfrentando o frio e a neblina da Serra Gaúcha. 

 

 

PROGRAMAÇÃO

PROGRAMACAO

 

LOCAL DO EVENTO

Endereço: Av. Don Luiz Guanella, 1561 - Vila Suica, Canela - RS, 95680-000

Hotel Fazenda Pampas


 

VINHOS DO TÉCNICO AGRÍCOLA

Os vinhos alusivos aos Técnicos Agrícolas estarão disponíveis para comercialização durante o evento.

Enviar Imagem

 

Notícias da FENATA

Conselho Próprio dos Técnicos Agrícolas

  Com a aprovação pelo Senado e depois sancionada pelo Presidente da República, o Projeto de Lei criando o Conselho Federal e Regionais dos Técnicos Agrícolas, as dúvidas e os questionamentos dos técnicos agrícolas têm aumentado muito e a FENATA não tem estrutura para atender tantas demandas que ocorreram nos últimos 60 dias. Por esta razão, estamos preparando perguntas e respostas que serão divulgadas com a finalidade de orientar e esclarecer os técnicos agrícolas.   Por que um Conselho Próprio para os Técnicos Agrícolas?  O desconforto dos Técnicos Agrícolas com os CREAs e o CONFEA é um fato histórico. As decisões aprovadas nos Plenários e nas Câmaras de Agronomia desses órgãos de fiscalização tem se caracterizado por serem injustas, parciais e autoritárias. Os CREAs sempre ignoraram os técnicos agrícolas em suas decisões, impondo-lhes restrições cada vez maiores, com o único objetivo de dificultar o exercício profissional. Desde 1968, quando foi aprovada a lei que definiu o exercício da profissão – Lei nº 5.524/68 – Os técnicos agrícolas têm encontrado muitas dificuldades no seu relacionamento com os órgãos de fiscalização.  Durante o período de luta pela regulamentação da profissão (conseguida através do Decreto nº 90.922), o CONFEA e os CREAs se utilizaram das estruturas e dos recursos financeiros arrecadados por todos seus integrantes, inclusive dos próprios técnicos agrícolas, para combater as nossas principais reivindicações, principalmente no que diz respeito ao exercício de nossas atribuições profissionais.  A maioria dos direitos conquistados na Legislação tem sido sistematicamente negada pelo CONFEA e pelos CREAs, o que tem obrigado as entidades dos técnicos agrícolas (associações, sindicatos e FENATA) a recorrer ao Poder Judiciário para garantir o respeito ao seu cumprimento. As dificuldades da profissão com os dirigentes dos órgãos de fiscalização profissional foi aos poucos alimentando a vontade unanime entre técnicos agrícolas de buscar sua desvinculação dos CREAs e do CONFEA, criando um CONSELHO PRÓPRIO, a exemplo da maioria de outras profissões.  A FENATA seus Sindicatos e Associações estão nesta luta pela criação do Conselho Próprio dos Técnicos Agrícolas há mais de 30 anos. Finalmente, 2018, conquistamos a tão sonhada “carta de alforria” com a aprovação pelo Senado, separando os conselhos (agrícola e industrial) e, desta forma, a sanção de nosso Conselho Próprio, pelo presidente da República.    "Técnicos Agrícolas como protagonistas de seu Conselho Próprio"